Em Meu Pedacinho de Chão é contada a chegada da professora Juliana (Bruna Linzmeyer) à fictícia Vila de Santa Fé para ensinar às crianças e se depara com um povo humilde e acuado com os desmandos do coronel Epaminondas (Osmar Prado), um homem arrogante que resolve tudo no grito e nas armas, e que dita as regras na região. A professora conhece o amor platônico do peão Zelão (Irandhir Santos) e a admiração de Ferdinando (Johnny Massaro), filho do coronel, que contrariou as ordens do pai e estudou Agronomia na capital em vez de formar-se em Direito.
Em meio à guerra que se forma no vilarejo, as crianças Pituca (Geytsa Garcia), Serelepe (Tomás Sampaio) e Tuim (Kauê Ribeiro de Sousa) vivem suas aventuras num mundo à parte, longe das preocupações e interesses dos adultos. A menina Pituca é filha mais nova do coronel Epaminondas. E os meninos Serelepe e Tuim, são agregados na fazenda, e por isso o coronel não vê com bons olhos a amizade pura entre sua filha e os dois garotos.
Com a chegada de Dr. Renato (Bruno Fagundes) à Vila de Santa Fé, o coração da professora fica dividido entre Zelão e ele. Há também a paixão de Ferdinando e Gina, sendo que o filho do coronel se candidatou a Prefeito das Antas, porém desistiu, fazendo com que seu pai se candidatasse. O posto de vilão fica com o prefeito, que fará de tudo para sabotar Epaminondas.