Carmem, uma jovem moradora do subúrbio do Rio de Janeiro, faz um pacto de sangue em um terreiro de candomblé com uma Pombagira, a fim de destruir a vida de Ciro, o homem que ela cobiça, sendo que ela o quer a qualquer custo, mas ele a fez sofrer e, para se vingar, entrega sua alma a essa pombagira. Paralelo a isso, temos o policial militar José, loucamente apaixonado por Carmem e amado por Micaela. Pelo pacto, Carmem terá poder, prestígio e o assédio de vários homens, desde que não se apaixone por nenhum. Detalhe: o pacto não pode ser desfeito.
A situação foge do planejado quando Carmem se apaixona por Camilo, indo contra às regras do pacto. Para piorar, a protagonista acaba sendo perseguida por muitos homens, já que o pacto que Carmem fizera com a pombagira diz que qualquer homem ficaria louco por ela, mesmo que essa não seja a vontade de ambos. Em resumo, a vida de Carmem vira de ponta-cabeça após o pacto: chega a ser presa, passa a se alcoolizar, vai para a cama com vários homens e passa a incorporar a pomba-gira em festas e no momento de beijar um homem.
Carmem tenta ser feliz com Camilo, mas não consegue, sofrendo com as perseguições de todos os homens que conhece, inclusive Ciro. A vida de Ciro foi totalmente destruída: ficou entre a vida e a morte depois de levar um tiro, perdeu tudo e sofre por Carmem. Outra dor de cabeça para Carmem é José, que acaba nutrindo um amor doentio e obsessivo por ela devido ao pacto de Carmem.
No final, depois de querer acabar com tudo de ruim causado pelo pacto que fizera com a pomba-gira, Carmem não consegue se livrar das consequências e chega ao fundo do poço. José, que se tornou um homem agressivo e totalmente descontrolado por causa da paixão doentia que está nutrindo por Carmem, acaba tendo um acesso de raiva e assassinando a protagonista com uma facada, para o desespero de sua família. Ao falecer, Carmem tem sua alma transformada em uma pomba-gira.